sexta-feira, 29 de março de 2013

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE O PNAIC


1. O QUE É O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA?        

O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se:
I. Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
II. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
III. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetivação e implementação.

2. O QUE SÃO AS AÇÕES DO PACTO OFERECIDAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO?

São um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal formação continuada dos professores alfabetizadores.

3. O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações. Significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

4. QUEM SÃO OS PROFESSORES ALFABETIZADORES?

São os professores que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de 9 anos e também professores de classes multisseriadas.

5. COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ESTÁ ORGANIZADA? QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO?

O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será na linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário