sábado, 30 de março de 2013

ATIVIDADE UNIDADE 1 - PNAIC - FÊNIX

     Durante o quarto encontro do Curso de Formação dos Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Fênix, realizado no dia 13 de março de 2.013, foi sugerido uma atividade de alfabetização e letramento com o livro A Colcha de Retalhos  (Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro), que retrata a história da avó que costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. Com este gesto ela mostra ao neto a importância de resgatar valores e diferenças. A colcha mostra que, depois de pronta se torna única e poderá se utilizada por todos. Traz também a importância da relação afetiva entre avó e o neto, mostrando valores e respeito com os mais velhos.


     A proposta de trabalho é dar voz ao educando para que ele possa expressar os conteúdos da sua atividade psíquica  organizar seu pensamento, colocar-se perante o outro e por conseguinte construir a sua identidade social e definir o seu papel na sociedade. Para isso, o professor após a leitura do texto (seja individual ou coletiva) deverá fazer a interpretação oral com os alunos e posteriormente desenvolver diferentes atividades de alfabetização para as crianças.
     Com as Professores Alfabetizadoras foi desenvolvida uma dinâmica denominada "Retalhos da Vida", onde cada um recebeu um retalho branco para desenhar. Depois de finalizado o desenho, as professoras puderam apresentar oralmente o que foi desenhado e assim alinhavar o desenho formando uma colcha. 






 




 

AULA INAUGURAL PNAIC - FÊNIX

    No dia 04 de Março de 2.013, aconteceu a aula inaugural do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no município de Fênix - Paraná.
     Este Curso de Formação é destinado aos Professores Alfabetizadores da Rede Municipal, para permitir uma melhoria da prática docente, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. 

   


sexta-feira, 29 de março de 2013

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE O PNAIC


1. O QUE É O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA?        

O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se:
I. Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
II. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
III. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetivação e implementação.

2. O QUE SÃO AS AÇÕES DO PACTO OFERECIDAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO?

São um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal formação continuada dos professores alfabetizadores.

3. O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações. Significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

4. QUEM SÃO OS PROFESSORES ALFABETIZADORES?

São os professores que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de 9 anos e também professores de classes multisseriadas.

5. COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ESTÁ ORGANIZADA? QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO?

O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será na linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo.